Dieta Dukan: Fase de Consolidação

31 julho, 2015

1 comentários
Oi pessoal, tudo bem?

Se você está aqui é sinal que já chegou ou está quase chegando seu peso ideal, parabéns...
E é nessa hora que vem a grande dúvida: e agora, como vou manter o meu peso?
Esse é um grande diferencial da Dieta Dukan em relação a tantas outras, a Fase de Consolidação foi elaborada para que seu organismo se adapte a uma nova rotina alimentar.



Mas afinal, o que é a Fase de Consolidação?

A terceira fase da Dieta Dukan é um período de transição.
A Fase de Consolidação é o período necessário para que você adquira e consolide novos hábitos e uma nova rotina para a vida toda.  Durante a Fase de Ataque e a Fase Cruzeiro você emagreceu, mas não se engane, se você adquirir os seus velhos hábitos alimentares seu corpo também irá adquirir o peso de antes. 


10 dias por quilo perdido:

Essa é a duração da Fase de Consolidação, é o tempo necessário para que seu organismo entenda que agora você irá alimentá-lo de maneira mais aberta, variada e energética. 
Exemplo: Se você perdeu 10 kg, basta fazer a conta: 10 kg x 10 dias = 100 dias de Consolidação.
Se você perdeu 20 kg calcule 20 kg x 10 dias = 200 dias de consolidação.


É normal se assustar com o tempo dessa fase logo de imediato, mas lembre-se que ela não é tão restritiva quanto as duas primeiras fases, novos alimentos serão introduzidos e isso tornará essa fase bem mais simples do que você imagina.

Um período de vulnerabilidade:

Durante a Fase de Ataque e a Fase Cruzeiro seu organismo lutou para conservar suas reservas, mas perdeu a partida, no entanto durante  essa luta ele desenvolveu uma dupla reação (proveito + economia) que podem fazer com que você ganhe peso novamente e de forma rápida se não fizer o retorno gradativo a alimentação proposta na Fase de Consolidação.

Vamos entender melhor o proveito + economia

·       *   Proveito acima do valor: Nas duas primeiras fases você ofereceu pouco carboidrato ao seu organismo e com isso ele começou a aproveitar todo carboidrato que era oferecido a ele e por esse motivo o impacto dos carboidratos e das gorduras nesse período é muito maior. Ele está acostumado a aproveitar tudo.

·      *  Economia impelida: Seu organismo também passou a economizar o máximo de energia, diminuindo os gastos metabólicos, hormonais, digestivos e motores para continuar trabalhando normalmente, por isso é importante não consumir alimentos muito calóricos pois seu organismo vai estocar o máximo dessas calorias. 

Temos então um organismo que além de aproveitar todo carboidrato dado a ele, ainda estoca essas calorias. Felizmente nosso organismo é inteligentíssimo e da mesma forma que aprendeu a aproveitar e a economizar, aprende que a partir de agora vamos oferecer a ele alimentos mais energéticos e por isso não é necessário atitudes tão extremas. Por isso é tão importante que os alimentos calóricos sejam reintroduzidos de maneira lenta e controlada.

As duas partes da Consolidação:

Para não correr o risco de uma reintrodução de alimentos muito rápida, essa fase será dividida em duas partes. Isso significa que se sua Fase de Consolidação tem duração de 100 dias, 50 dias serão para a primeira parte e 50 para a segunda.

A reintrodução de alimentos antes proibidos:

Além dos alimentos permitidos e tolerados das fases de ataque e Cruzeiro, agora serão reintroduzidos alimentos antes proibidos como o pão, os queijos, as frutas e certos farináceos. É importante ressaltar que essa introdução será de forma controlada e gradual e que é preciso seguir a ordem correta. 

- Uma porção de frutas na primeira etapa e duas na segunda: Todas as frutas são permitidas, com excessão das uvas e cerejas. Recentemente o site oficial da Dieta Dukan Brasil autorizou o consumo de meia banana ao dia e de uma xícara de café de frutas secas (castanhas, amêndoas, nozes, semente de abóbora). 
As frutas continuam restritas por conter a frutose que é um açúcar e consequentemente carboidrato. Sem essa restrição, seu organismo que privado por tanto tempo aproveitará ao máximo se não for reintroduzido aos poucos.

Como calcular a quantidade?
É simples, considere uma porção uma unidade de frutas como laranja, maçã, pêra e um copo de 200 ml de frutas como morango e amora. Para frutas grandes como a melancia use a metade da fruta como uma porção. 

- Duas Fatias de pão integral por dia: podem ser consumidos em qualquer horário, uma porção corresponde a 50 gramas.

- 40 gramas de queijo por dia: São liberados todos os queijos de massa dura e devem ser evitados os queijos fermentados como o queijo de cabra.
Para saber o tamanho do queijo a ser cortado tome como base o Polenghinho que pesa 25 gramas, portanto você poderá comer um pouco menos de dois polenghinhos.

- Uma porção de farináceos por semana na primeira parte  da consolidação e depois, duas na segunda parte: As massas alimentares são as mais indicadas, use uma porção de 22º gramas de massa cozida e tenha cuidado com o tempero, dê preferência as massas integrais.
As sêmolas de cuscuz, polenta, triguilho e grãos de trigo integrais também são permitidos na porção de 220 gramas. O arroz integral é liberado na porção de 200 gramas, já o arroz branco e a batata devem ser consumidos no máximo 125 gramas. As lentilhas, feijões e ervilhas também são liberados na porção de 220 gramas.

- Uma porção de pernil de cordeiro assado ou porco por semana: Evite o máximo o pernil de cordeiro, ele é extremamente gorduroso. Quanto a carne de porco dê preferencia ao filé. O presunto magro você pode consumir livremente, já o presunto cru continua proibido.

- Uma refeição de gala por semana na primeira parte da Consolidação e duas na segunda: A refeição de gala se caracteriza por ser uma refeição com toda liberdade, sem se preocupar com alimentos permitidos, tolerados ou proibidos. Mas, atenção, a refeição de gala é uma refeição e não o dia inteiro de gala. É uma refeição formada por entrada, prato principal, sobremesa e uma taça de vinho. Nunca repita o prato e nem faça duas refeições de gala próxima da outra.

- Um dia de proteínas puras por semana: Essa é a garantia que você não irá voltar a ganhar peso, nesse dia você pode consumir todos os alimentos permitidos na fase de ataque, lembre-se, sem tolerados. O livro nos aconselha a fazer da quinta-feira o dia de proteínas puras.

O que comer durante a Fase de Consolidação?
Segue a lista com os alimentos permitidos nessa fase (além dos permitidos na fase de ataque e Cruzeiro)

- Frutas autorizadas - amora, damasco, nectarina, tangerina, morango, framboesa, melão, mexerica, laranja, pêssego, pera, maçã, ameixa, kiwi, jabuticaba, meia banana.
- Frutas proibidas - amêndoa, amendoim, cereja, avelã, nozes, castanha de caju, pistache, uva.

- Pães permitidos - pão integral, pão de farelo de trigo e de aveia.
- Pães proibidos - pão francês, pão branco e pão de fôrma.

Farelo de trigo e aveia - 2 colheres de sopa e meia de farelo de trigo por dia e 1 colher de sopa de farelo de trigo (facultativo).

- Konhaku - shiratakis, massas e arroz de konhaku.

- Queijos autorizados - beaufort, comté, édam, emmental, gouda, mimolette, tomme de savoie, e queijos de massa dura que não ultrapassem 40% de gordura. 
Queijos proibidos - brie, camembert, queijo de cabra, roquefort, e queijos de massas moles. 

- Farináceos autorizados - triguilho, sêmola de trigo, feijões de todos os tipos, grãos de trigo pré-cozidos, lentilhas, massas, ervilhas, ervilhas cortadas, polenta, batata, arroz branco, arroz integral.
- Farináceos proibidos - batatas chips, fritas e batatas souté.

- Carnes autorizadas - pernil de cordeiro, filé suíno, presunto defumado.
- Carnes proibidas - carré de porco, presunto com capa de gordura, presunto cru, partes gordurosas do pernil. 

Basicamente essa é a Fase de Consolidação da Dieta Dukan, dúvidas deixem nos comentários, vou adorar responder...

Fiquem com Deus, 
Beijooooo =D

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Um comentário:

  1. Que máximo, eu amei a forma como você se preocupou em detalhar a dieta. Muito obrigada! Eu pesquisei muito e é difícil encontrar alguém que fale a respeito com tanta riqueza, descrevendo não apenas os alimentos permitidos, como também a quantidade e isso é fundamental. Mais uma vez eu gostaria de agradecer. Vou começar a fazer exatamente como ensinou e depois volto aqui para contar o resultado. Espero que posso contar com você para tirar minhas duvidas durante o processo. Beijinhos, até mais. :-*

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